
- O que é Neuroma de Morton?
Neuroma de Morton ou tumor de Morton é uma doença que afeta os pés causando incômodo, sensibilidade e dor na região do antepé, mais precisamente entre os dedos do pé. Nessa doença o indivíduo sofre um espessamento do nervo interdigital, que passa abaixo do ligamento intermetatarsal, formando um nódulo.
Laudos de ressonâncias magnéticas podem citar tumor, pois a princípio o Neuroma de Morton é uma tumoração, porém não significa que seja grave, pelo contrário, os Neuromas de Morton são tumorações benignas.
- Quais as causas do Neuroma de Morton?
O neuroma de Morton desenvolve-se normalmente em resposta à traumas repetitivos na região do antepé. Tais lesões podem ser causadas pelo uso prologado de sapatos de salto alto ou de bico fino, que fazem com que os pés fiquem em uma posição não natural, levando a uma compressão excessiva nos nervos. A formação do tecido ao redor do nervo (Neuroma de Morton) é uma resposta do corpo tentando proteger esse nervo.
Excesso de peso e o uso de sapatos inadequados, como de sola fina e flexível, também podem ser causas para as lesões que originam o Neuroma de Morton.
A incidência do neuroma é de 8 a 10 vezes maior em mulheres do que em homens, devido à íntima relação com calçados inadequados.
- Quais os sintomas do Neuroma de Morton?
Os sintomas mais comuns do Neuroma de Morton são:
– Dor no antepé, podendo irradiar para a porção mais distal dos dedos;
– Dores intensificadas ao andar e realizar exercícios físicos, como correr;
– Dormência na ponta dos dedos;
– Queimação nos pés;
– Sensação de choques ou incômodo na sola dos pés;
– Inchaço na sola dos pés.
Se você tem algum destes sintomas, agende uma consulta com um ortopedista especialista em pé e tornozelo.
- Como diagnosticar o Neuroma de Morton?
O diagnóstico do Neuroma de Morton pode ser feito através de avaliação clínica do paciente, onde o ortopedista especialista em pé realiza a palpação do antepé identificando o neuroma, geralmente nos espaços interdigitais, e muitas vezes acompanhado de um “click” doloroso.
O diagnóstico pode ser complementado com radiografia, ultrassonografia e ressonância magnética, a fim de avaliar alterações que podem levar ao neuroma e visualizar o espessamento do nervo acometido.
- Como é realizado o tratamento para o Neuroma de Morton?
O tratamento inicial para pacientes diagnosticados com Neuroma de Morton é conservador, ou seja, através do uso de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios, compressas, uso de calçados adequados, órteses (palmilhas ortopédicas) ou fisioterapia para alívio da dor. Geralmente são utilizadas também infiltrações para controle da dor dessa patologia.
Para pacientes com excesso de peso, a perda de peso também pode ser recomendada para controlar os sintomas do Neuroma de Morton.
Nos casos mais severos e em que o tratamento conservador não alivia os sintomas do paciente, o tratamento cirúrgico é adotado.
O tratamento cirúrgico dos neuromas consiste na ressecção do nervo acometido ou liberação do ligamento intermetatarsal. Muitas vezes, além da neurectomia (ressecção do Neuroma de Morton) o cirurgião deve corrigir os fatores anatômicos que levaram a formação da lesão como, por exemplo, metatarsos mais alongados ou mais plantares e deformidades do pé em geral.
Normalmente trata-se de uma cirurgia de médio porte, no qual o paciente é encorajado a caminhar com uma sandália protetora alguns dias após o procedimento e durante aproximadamente 4 a 6 semanas.